A música eletrónica foi criada na Alemanha, na década de 1950. Foi Responsável pela geração de novos e curiosos sons, que são incorporados à música. Pode-se considerar música eletrônica toda canção que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos ou através de outros objetos como sintetizadores e gravadores digitais, ( Texto extraído do site http://slideplayer.com.br). Talvez esse seja o estilo musical mais usado numa aula de ciclismo indoor, pode ser pelo fato da quantidade de musica hoje criada atráves de recursos digitais, mas também, pela facilidade de encontrar várias mixagens de musicas antigas, as quais tem um teor melódico mais expansivo e ao mesmo tempo emocional. No evento Bike Theme, organizado pela empresa especializada em ciclismo indoor, Ride For Life, existe uma aula exclusivamente com este estilo musical. Nesta aula os professores buscam e constroem suas sequencias apenas com músicas eletrônicas. Um ponto muito curioso e importante é que como temos muitas músicas de outros gêneros que utilizam o recurso dos sintetizadores em sua construção fica fácil montar esta aula, o que torna difícil a diferenciação deste gênero. Uma solução encontrada foi fechar o gênero nas músicas que normalmente tocam em festas denominadas "eletrônicas". Podemos até arriscar a dizer que o Gênero é "Música Eletrônica" e os sub-gêneros são: house, trance, eletro, lounge e aí por diante. Esta separação é apenas uma tentativa de classificação dos estilos.
quarta-feira, 31 de maio de 2017
terça-feira, 23 de maio de 2017
FLASHBACK
Flashback é um termo que vem do inglês e pode ser traduzido para o português como voltar rapidamente para o passado e sendo assim, a palavra pode ser usada em várias acepções.
Na música, o termo flaschback também está bastante presente. Diversos artistas e bandas lançaram canções e álbuns tendo como título “Flashback”. A cantora porto-riquenha Ivy Queen e a banda brasileira Cine tem álbuns chamados Flashback, por exemplo. Canções com o mesmo nome vemos em artistas como After School, Cone Crew Diretoria e Calvin Harris. Apesar de que, de forma genérica, podemos nos referir como flashback a qualquer música mais antiga. Em geral, o termo é mais usado para se referir às músicas dançantes dos ano 70 e 80, e muitas vezes também dos anos 90. E nesse sentido são bastante populares as festas de Flashback, onde Djs e, às vezes, bandas são contratados para tocarem músicas dançantes das épocas citadas. Essas festas em geral atraem um público com idade superior a 30 anos e em sua maioria casais. (Trecho extraído do site meusdicionarios.com.br)
Talvez o grande símbolo do gênero seja a era “Disco”. Não se sabe exatamente como e quando o esse movimento começou. Alguns dizem que ele surgiu no início dos anos 70, nas discotecas de Chicago, Nova York e Filadélfia, onde haviam festas totalmente dançantes, frequentadas por um público alternativo. Outros afirmam que só começou mesmo depois da abertura da Studio 54 – em Nova York – e do lançamento do filme “Embalos de Sábado à Noite”, em 1977, que foi a época em que a mania se espalhou pelas rádios, gravadoras, discotecas e estava gerando bilhões por ano. No entanto, a Disco não foi um gênero musical pré-fabricado, criado em um curto período de tempo em que se possa estabelecer um ponto original determinado. Isso porque quando se fala da Disco Music, define-se um estilo musical que surgiu a partir da transformação de elementos de diversos gêneros musicais como do Soul, Jazz e Funk. Assim, para contar a história da música Disco é preciso viajar um pouco em cada um desses estilos até que se tenha formada a chamada Disco Music. (trecho extraído do site flashbackinterativo.com.br)
É impossível falar do gênero e não pensar nas luzes, plumas e cores dos anos 70, mas segundo alguns artigos e sites o Flashback perpassa os anos 70, 80 chegando aos anos 90. Este gênero tem como características em suas melodias muita alegria e entusiasmo, além de um estilo marcante e desponjado.
No ciclismo indoor da pós modernidade ou do mundo liquido como diz Bauman, é muito importante saber a hora e o lugar de usar esse gênero. Tem que estar contido na história para poder aparecer. O uso destas músicas devem vir acompanhados de um visual ou performance, ou até mesmo uma história que possa apresentar esse gênero. Muitas pessoas confundem o Flashback com o "reviver algo que passou", mas no mundo da música precisa ter Bee Gees, Donna Summer, Chic, ABBA, Village People, dentre muitos outros, para poder sentir o que é Flaskback. A Ride For Life criou um evento, o BIKE THEME, que tem em sua programação uma aula que trabalha com muita classe esse gênero.
Referências:
1. Meus dicionários. Disponível em: . Acesso em: 24 de maio de 2017.
Assinar:
Postagens (Atom)